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Dicas e Informações

 

 

manual de causa e resultado.

DICAS DE COMO UTILIZAR A EMBREAGEM DO SEU VEÍCULO.

Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido, particularmente, a um uso inadequado do motorista.
Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.

01. Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.

02. Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo.

03. Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma.

04. Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível.

05. Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.

PRINCÍPIOS DO FUNCIONAMENTO DA EMBREAGEM.

Vamos abordar alguns conceitos físicos que ajudam a explicar os princípios do seu funcionamento, que na verdade, é muito simples. Vamos falar de atrito. Toda vez que um corpo desliza ou tenta deslizar sobre outro, surge uma força chamada atrito que tenta impedir este movimento. Quanto maior a compressão de um corpo sobre outro, maior será o atrito. A embreagem faz uso do atrito para transmitir o movimento de rotação do motor à caixa de transmissão. É importante lembrar também que o atrito produz calor. Por exemplo, nós esfregamos as mãos uma contra a outra com força, quando está frio no inverno, justamente para aquecê-las.

Para utilizar o movimento de rotação do motor, é necessário um acoplamento seguro, capaz de transmiti-lo. Nos veículos a embreagem transmite a rotação do motor à caixa de mudanças e daí para o diferencial e às rodas. Suas funções são:

01. Permitir acoplamentos suaves e sem ruídos.
02. Transmitir o torque do motor para a caixa de
03. Transmissão (posição acoplada).
04. Permitir a interrupção da transmissão de
05. Torque para possibilitar as mudanças de
06. Marchas (posição desacoplada).

A embreagem também age como um amortecedor de vibrações para diminuir ruídos provenientes da caixa de transmissão. Ela está localizada entre o motor e a caixa de transmissão, no interior de uma capa seca e é acionada através de um comando em pedal.
A embreagem é composta por platô e disco(s), sendo que o platô é fixado diretamente sobre o volante do motor e o disco fixado ao eixo da transmissão.

EMBREAGEM DURA , PEDAL DURO ? RUÍDOS ?

Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem, existem vários componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto, não devem ser esquecidos. Problemas de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo, estão relacionados a componentes que forçam o sistema de acionamento da embreagem. Por este motivo, o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário. Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem duro e ruídos de acionamento:

01. Desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa). O desgaste do tubo guia poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruído.

02. Desgaste nas hastes do garfo de acionamento. Num garfo em boas condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar arredondada.

03. Desgaste nas áreas de contato do garfo com as buchas. As áreas desgastadas do garfo serão impregnadas por resíduos, poeira ou sujeira, gerando resistência ao movimento do garfo.

04. Buchas quebradas ou desgastadas. As buchas em más condições geram folgas e conseqüentes vibrações, além de dificultar o movimento do garfo.

05. Cabo de embreagem travado. Uma forma de verificar a condição do cabo é retirá-lo e verificar se permite livre acionamento. A verificação deve ser feita com o cabo flexionado.

EVITE PROBLEMAS , LUBRIFICAR NA MEDIDA CERTA E TER UMA ATENÇÃO REDOBRADA É ESSENCIAL .

A impregnação do disco de embreagem por óleo ou graxa poderá ocasionar perda de potência devido à patinação ou vibrações indesejáveis no veículo em função da trepidação. A impregnação pode ocorrer por vários motivos, veja aqui os mais comuns:

01.Danos no retentor do volante do motor.

02.Falhas nas vedações do sistema de acionamento hidráulico.

03.Retentor do eixo piloto em mau estado.

04.Manuseio das peças com as mãos impregnadas de óleo ou graxa.

Cuidados na montagem visando evitar a impregnação do disco de embreagem :

01. Utilize graxa grafitada ao lubrificar o estriado do eixo piloto para evitar escorrimentos em função da força centrífuga exercida pelo motor, o que poderia gerar a contaminação do disco de embreagem.

02. Aplique apenas uma pequena quantidade de graxa no estriado, suficiente para o livre deslizamento do disco.

03. Deslize o disco do início ao fim do estriado. Repita a operação uma ou duas vezes para obter uma melhor distribuição do lubrificante.

04. Retire o excesso de graxa utilizando um pano que não solte fiapos.

PARA INICIAR A INSTALAÇÃO DO KIT DE EMBREAGEM VERIFIQUE OS SEGUINTES PONTOS.

Para iniciar o trabalho certifique-se de estar com as peças corretas.Observe as peças antes da montagem, e em caso de dúvida compare com as peças desmontadas.Verifique antes da montagem os seguintes pontos:

01. Se o rolamento de guia do eixo piloto está em ordem ou gira suavemente.

02. Se a superfície de atrito do volante está plana, sem trincas e sem riscos profundos.

03. Se a centralização para embreagem está em ordem.

04. Se os perfis dos eixos não estão danificados.

05. Se a centralização ou vedação entre o eixo piloto e o eixo da tomada de força está em ordem.

06. Se o deslizamento entre o eixo piloto e o eixo da tomada de força é suave.

07. Se o colar para o rolamento de embreagem está concêntrico e sem desgastes.

08. Se os comandos do pedal de embreagem e da alavanca manual funcionam suavemente e sem folgas.

09. Se o rolamento de embreagem está em ordem (preferivelmente deve ser renovado); se o curso do(s) rolamento(s) de embreagem está dentro do especificado pelo fabricante.

10. Controlar o batimento (salto) axial do disco, 2mm abaixo do diâmetro externo, girando-o por um eixo estriado justo.

11. Em caso de acionamento hidráulico deve-se trocar o fluído e sangrar.

 

Pontos a serem observados durante a montagem:

01. Engraxar o perfil dos eixos. Retirar todo o excesso de graxa.
02. Centralizar bem o disco avulso (externo) antes da fixação do platô.
03. Observar a centralização e ajuste corretos entre carcaçae volante.
04. Retirar os clips ou parafusos de montagem.
05. Verificar o perfeito assentamento das molas de recuo, anel de encosto, etc.
06. Encaixar o câmbio com muito cuidado. Observar a paralelidade a fim de não danificar o perfil dos cubos dos discos. Não usar força na montagem, caso contrário os discos podem ser deformados.
07. Regular a folga do rolamento corretamente.
08. Eventualmente regular também o encosto ou limitador do pedal.

SAIBA AS CAUSAS DE PROBLEMAS QUE NÃO TÊM LIGAÇÃO DIRETA COM O KIT DE EMBREAGEM.

Causas de problemas que não têm ligação direta com o kit de embreagem :

• Desalinhamento: Se houver desalinhamento entre câmbio e caixa da embreagem ou motor, ocorrerá, após pouco tempo de uso, a destruição do disco (molas segmento quebradas).Observar cuidadosamente na montagem a perfeita centralização entre o motor e câmbio.

• Cabo de embreagem: Um teste funcional do cabo de embreagem não é possível de ser realizado em uma oficina. O cabo de embreagem é uma peça que se desgasta com relativa facilidade, e por este motivo deve ser trocado juntamente com a embreagem.

• Suspensão do motor ou do câmbio: Coxins excessivamente macios ou desgastados do motor ou câmbio podem provocar trepidação da embreagem.

• Regulagem do motor: Carburador ou bomba injetora mal regulados, bem como regulagem do ponto de ignição incorreta podem provocar trepidações na embreagem. Verificar o sistema de acionamento desses componentes e regular o motor conforme especificações do fabricante do veículo.

DICAS IMPORTANTES ANTES DE REALIZAR A INSTALAÇÃO DO KIT DE EMBREAGEM.

O kit de embreagem é composto por 3 peças principais : Platô de Embreagem , Disco de Embreagem , Rolamento de Embreagem ou Atuador Hidráulico . Porém para um perfeito funcionamento do kit de embreagem , devemos lembrar que o sistema de embreagem não só depende do kit de embreagem, mas também de outras peças que constituí todo o sistema de embreagem .

Cada peça que constituí o sistema de embreagem tem um papel importante para um perfeito funcionamento do kit de embreagem e caso todo o sistema de embreagem não estiver em perfeitas condições de uso , dificilmente o kit de embreagem terá uma durabilidade satisfatória e um funcionamento perfeito . 

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ANALISAR OS SEGUINTES PONTOS ANTES DE INSTALAR O KIT DE EMBREAGEM  :

Principais causas de defeitos:


1) O Rolamento de Guia do Eixo Piloto: Esta é uma peça pequena, que pode causar grandes defeitos: Quando travado, não é possível mais debrear-se.Causa ruído e também desalinhamento, consequentemente destruição do amortecedor do disco. Além disso, provoca desbalanceamento.

2) Retentores dos Eixos: Pequenos vestígios de óleo ou graxa influem negativamente nas funções da embreagem. Vestígios de óleo no compartimento de embreagem ou no platô indicam que os retentores precisam ser substituídos. Em veículos velhos ou com alta quilometragem, os retentores devem ser impreterivelmente substituídos. Eixos mal vedados sempre foram os maiores causadores de problemas para embreagens.

3) O Volante: O volante, como companheiro de trabalho do disco de embreagem, fica marcado (riscado) após longo tempo de
uso. Trincas, marcas azuladas, sulcos profundos etc., indicam claramente que houve superaquecimento. É necessário
que estas marcas sejam eliminadas quando possível, caso contrário substituí-lo. O retrabalho, isto é, a retífica, deve ser
feita porém dentro das tolerâncias prescritas pelo fabricante do veículo. É importante também observar que a superfície de
fixação do platô através dos parafusos, deve ser retrabalhada para que se mantenha a mesma altura da peça nova.

4) A Bucha de Guia do Rolamento de Embreagem: A bucha de guia deve estar absolutamente concêntrica e exatamente paralela com o eixo piloto da transmissão.Áreas amassadas ou gastas da bucha podem prejudicar o deslizamento da mesma e causar patinação ou trepidação da embreagem. Obs.: A área de contato dos dedos (linguetas) da mola membrana indica se a centralização estava em ordem.

5) O Rolamento da Embreagem: Na oficina não é possível executar um controle do
funcionamento do rolamento de embreagem. Por este motivo o mesmo deve ser trocado em caso de irregularidades, tendo que correr livremente sobre a bucha de guia. Utilizar sempre a graxa especificada (graxa grafitada-homocinética) e o excesso deve ser retirado.

6) O Garfo de Debreagem: Verificar se o mesmo movimenta-se livremente. Excesso de folga prejudica o curso de debreagem. Desgaste irregular nas áreas de contato com o rolamento pode provocar rebarba no mesmo e prejudicar sua livre movimentação.

7) A Centralização: Muitas vezes isto não é corretamente observado. Consequência: destruição da embreagem em um tempo relativamente pequeno de uso. Observar atentamente a
centralização do volante e da carcaça do câmbio.

8) Disco de Embreagem: Os discos de embreagem, atualmente construídos para serem os mais leves possíveis, reagem ao serem mal manuseados, isto é, caso recebam pancadas ou deformações, poderão produzir batimentos (saltos) axiais.Apesar de cada disco ser controlado na fábrica quanto a batimento axial e giro-livre, é impossível garantir que durante o longo caminho até a oficina, não receba uma pancada ou deformação. Por este motivo é necessário que cada disco seja controlado quanto ao batimento axial antes da montagem (lado do motor máx. 1,0mm).Reclamações sobre disco com batimento axial não serão aceitas.

9) Eixo Piloto e Eixo da Tomada de Força: As guias e retentores entre ambos os eixos devem sercontrolados.Observar também se os eixos movimentam-se livremente.

10) Rolamento de Embreagem para Embreagem Dupla: Controlar cuidadosamente a face sobre a qual desliza orolamento maior.

EMBREAGEM REMANUFATURADA VALE A PENA É CONFIÁVEL?

A cada ano que passa os clientes e consumidores estão cada vez mais exigentes principalmente quando o assunto é custo x benefício. Uma EMBREAGEM REMANUFATURADA está totalmente ligada a esse quesito . E respondendo a pergunta SIM vale a pena e é totalmente confiável desde que você faça a escolha certa de uma EMBREAGEM REMANUFATURADA 

Nossas embreagens remanufaturadas que disponibilizamos no mercado passam por um processo de remanufatura diferenciado e com total qualidade garantindo assim a satisfação de nossos clientes . 

Como funciona esse processo ?

Esse processo é realizado por pessoas altamente capacitadas e experientes juntamente com máquinas específicas de alta tecnologia realizando testes de qualidade até sua etapa final . 

A primeira etapa desse processo é a aquisição de kit de embreagens originais para coletar todas as informações e especificações como pressão, libras e medidas em relação a cada kit de embreagem adquirido . Após isso todas as informações são armazenadas em nossas máquinas de alta tecnologia e por pessoas capacitadas e experientes, fazendo com que todos os kits de embreagens saiam de fábrica com as mesmas especificações originais .

Após coletarmos todos os dados necessários referente as especificações , damos início ao processo de remanufatura . 

Esse processo de remanufatura consisti na captação de kits de embreagens que já foram utilizados , onde todas as peças passam por uma desmontagem total de seus componentes e assim iremos concluir quais dos componentes do kit de embreagem estão em perfeitas condições de serem reutilizados . Todos os componentes que não estão em condições perfeitas de reutilização são descartados e fazemos a substituição por componentes novos . Na maior parte do nosso processo de remanufatura cerca de 80% de cada kit de embreagem é composto por componentes e peças novas adquiridas por fábricas terceirizadas . Após realizarmos a limpeza,desmontagem e substituição de seus componentes damos início aos testes específicos em nossas máquinas automatizadas para que tudo saia em condições equivalente a uma embreagem original . Nenhum kit de embreagem sai da nossa linha de produção sem antes ser realizados esses testes . 

Qual a diferença entre uma EMBREAGEM REMANUFATURADA e NOVA/ORIGINAL ? 

Nenhuma . Todos os nossos kits de embreagens remanufaturadas passam por testes específicos de qualidade como mencionados à cima obtendo a mesma qualidade e durabilidade de uma EMBREAGEM NOVA ou ORIGINAL .

Qual a durabilidade de uma EMBREAGEM REMANUFATURADA ? 

A durabilidade de uma EMBREAGEM REMANUFATURADA é igual a uma EMBREAGEM NOVA/ORIGINAL . Não podemos informar uma quilometragem exata pois a durabilidade não só depende da qualidade da peça mas também de como será realizado a instalação , onde será o uso (terra,estrada,trânsito ente outros fatores) . Normalmente nossa EMBREAGEM REMANUFATURADA dura em média cerca de 80.000 KM à 120.000 Km ou mais . 

Qual a vantagem de uma EMBREAGEM REMANUFATURADA comparado a uma EMBREAGEM NOVA/ORIGINAL ?

O custo benefício . Já imaginou adquirir uma EMBREAGEM REMANUFATURADA com um valor reduzido em até 70% se comparado e EMBREAGEM NOVA/ORIGINAL com a mesma qualidade , durabilidade e o mesmo tempo de GARANTIA ?! 

Assista o nosso vídeo abaixo e veja algumas imagens de como é realizado nosso processo de EMBREAGENS REMANUFATURADAS!

 

                                                  

O QUE É UMA EMBREAGEM REMANUFATURADA ?

Primeiramente devemos lembrar aos clientes e consumidores que uma EMBREAGEM REMANUFATURADA não é uma marca de EMBREAGEM . EMBREAGEM REMANUFATURADA surgiu do termo remanufatura . Remanufatura é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas, testes de qualidade do produto, e remontagem do produto que deverá apresentar perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo. Um bem que passa pelo processo da remanufatura é denominado bem remanufaturado .

Vale lembrar também que as EMBREAGENS REMANUFATURADAS são diferenciada por cada fabricante que realiza esse processo . Como se trata de um processo de remanufatura, cada fabricante tem seu método de qualidade e fabricação que diferencia o seu bem remanufaturado . 

Portanto conclui-se que uma EMBREAGEM que passa pelo processo de remanufatura não são todas iguais . Existem diversas embreagens remanufaturadas disponíveis no mercado porém são poucos os fabricantes que realizam um processo de remanufatura de qualidade .

Muitas fábricas chamam o seu processo de remanufatura (EMBREAGEM REMANUFATURADA) mas na verdade se trata de apenas um processo de recondicionamento superficial (EMBREAGEM RECONDICIONADA) . 

Tome muito cuidado na hora de escolher uma EMBREAGEM REMANUFATURADA de qualidade , saiba diferenciar uma EMBREAGEM REMANUFATURADA de ótima qualidade por uma EMBREAGEM RECONDICIONADA .